Sistema 5S
Segundo Michael Porter, uma empresa pode obter vantagens competitivas com base em uma liderança de custo e através da diferenciação de seus produtos em relação à concorrência.
Para tanto é preciso compreender o comportamento de custos em um negócio específico e a fonte potencial de diferenciação.
Quando uma tecnologia puder ser fonte de custos baixos e ao mesmo tempo proporcionar uma diferenciação em relação à concorrência, então a empresa e seus produtos ganharão um posicionamento de destaque.
Portanto, uma grande missão estratégica é identificar o potencial de vantagens competitivas, para poder posicionar adequadamente os produtos ou serviços em seus respectivos mercados.
Entre as vantagens competitivas potenciais pode-se identificar o design do produto, a capacidade de fabricação, a aceitação dos consumidores, a capacidade de distribuição e de entrega.
Essas vantagens podem retardar a entrada ou o crescimento da concorrência, à medida que ela não consiga ter um produto com tão bom design, a uma fabricação tão competente em métodos, processos e economias de escala, ou que os consumidores não aceitem os seus produtos com tanto entusiasmo e que a distribuição dela seja pouco efetiva.
Sinalização de vantagens competitivas
Uma vez escolhidas as possíveis vantagens competitivas que a empresa tenha ou possa vir a ter, é preciso diagnosticar o posicionamento atual para se sinalizar o posicionamento futuro almejado.
Há três situações que podem revelar erros de posicionamento:
1. O posicionamento por baixo - algumas empresas descobrem que os consumidores têm apenas vaga ideia da empresa e seus produtos.
2. O posicionamento por cima - os consumidores veem claramente os limites da empresa, uma vez que ela está́ superposicionada.
3. O posicionamento está confuso -os consumidores têm uma imagem confusa da empresa.
Uma vez diagnosticados os erros de posicionamento, a tarefa seguinte é tentar