pintura
Um problema
Geralmente, produtos fabricados em aço podem ser destruídos pela corrosão. Metais ou ligas, como o alumínio e até mesmo aços galvanizados, também correm o risco da corrosão.
Uma das soluções para esse problema consiste na pintura de produtos, como veículos, móveis, aparelhos eletrodomésticos e até edificações.
A pintura é, portanto, um importante meio de tratamento de superfícies no sentido de preservar uma série de produtos.
Importância da pintura
Podemos proteger e preservar produtos por meio de revestimento. Entre as várias substâncias adequadas ao revestimento, destacam-se as tintas.
Uma das principais vantagens da pintura refere-se à relação custo/benefício. O trabalho é relativamente fácil para as técnicas de aplicação mais comuns, como a pincel, a rolo e a pistola convencional, fica barato e favorece bastante a preservação dos produtos. Por exemplo, uma pintura com espessura de 75 micrômetros representa somente 0,8% do valor total de um carro médio. Uma lata de alimento pode ser protegida da corrosão se for pintada com tinta com espessura igual a um décimo de um fio de cabelo. A pintura modifica a aparência e preserva o sabor do
22
alimento. E o custo da pintura não passa de 0,4% do custo total de venda ao consumidor.
Outra vantagem das tintas é que elas podem ser aplicadas em superfícies irregulares e em locais de difícil acesso, como cavidades, colunas, contornos de cabines de ônibus.
Finalidades da pintura
A principal finalidade da pintura é a de proteger peças ou objetos contra corrosão. Mas existem outras finalidades:
• tornar a aparência atraente;
• auxiliar na segurança industrial;
• impermeabilizar;
• diminuir rugosidade;
• facilitar a identificação de fluidos em tubulações e reservatórios;
• impedir a aderência de vida marinha ao casco de embarcações e bóias;
• permitir maior ou menor absorção de calor.
23
Conceito de pintura
Pintura é a aplicação de uma substância