Pintura e arte digital
&
Arte Digital
Pintura
O termo pintura consiste em aplicar um pigmento sobre um plano, tais como papel, tela, tecidos, madeira ou até a própria parede. Essa aplicação vem com a finalidade de atribuir-lhe tons e matizes.
A pintura, junto com a escultura, foi uma das principais formas de obras de arte e dos meios de comunicação e expressão, desde antes dos tempos medievais. As primeiras tentativas feitas pelos homens pré-históricos para se comunicar e compartilhar sua história foi através das pinturas rupestres, onde eles registravam imagens nas paredes de cavernas, contribuindo assim para a história. Desde então a imagem passou a ser uma forma integrante de nossas vidas, como forma de expressão.
Nos registros dos primitivos são encontradas cores terrosas, feitas por meios naturais como, por exemplo, o carvão, as plantas e sangue de animais.
Pintura Rupestre
Caverna de Altamira – Norte da Espanha
Pintura Rupestre
Caverna de Altamira – Norte da Espanha
| |
No cenário das Belas Artes, era usada no inicio somente a tinta óleo, uma tinta que por meio de tipos específicos de óleo, são aglutinados às cores, e que ao oxidar, protegem a obra. Também possibilitava a fusão de camadas pelo fato de não secar rapidamente. Isso fez com que ela se tornasse muito popular em meados do século XV e viesse a ser um dos suportes mais tradicionais da arte. Até então os artistas trabalhavam usando a têmpera na chamada, pintura de cavalete. O seu desenvolvimento acompanhou o desenvolvimento da civilização. Porém, a partir do século XIX, graças à Revolução Industrial, as técnicas de pintura começaram a crescer e com isso, a gravura foi começando a enfrentar uma competição difícil e perdeu sua produção em massa. A partir daí, a pintura começou a ganhar mais destaque e muitos artistas começam a trabalhar com ela, criando novas formas de representação visual.
“Passagem de Humaitá”, Victor Meirelles - Guache sobre tela (1886).
Um momento de grande