Computação
1 – INTRODUÇÃO
Este Artigo propõe-se a relatar o conceito e as técnicas relacionadas à arte digital, o mundo dos programas e software começou de uma forma tímida, mas foi crescendo com o tempo, hoje um profissional de web designer pode ser considerado um artista e até numa simples apresentação em PowerPoint o design, as cores e todo o aspecto visual é cada vez mais cuidado e muito importante.
O termo pintura consiste em aplicar um pigmento sobre um plano, tais como papel, tela, tecidos, madeira ou até a própria parede. Essa aplicação vem com a finalidade de atribuir-lhe tons e matizes. A pintura, junto com a escultura, foi uma das principais formas de obras de arte e dos meios de comunicação e expressão, desde antes dos tempos medievais.
As primeiras tentativas feitas pelos homens pré-históricos para se comunicar e compartilhar sua história foi através das pinturas rupestres, onde eles registravam imagens nas paredes de cavernas, contribuindo assim para a história.
Existem diversas categorias de arte digital tais como: manipulação de fotos, pintura digital, desenho digital, pixel art, vetorial, ilustração e imagens.
2 – METODOLOGIA
De acordo com Rodrigues (2007) a metodologia é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.
Com base neste contexto, esta pesquisa bibliográfica se deu através de levantamentos de dados feitos em sites, revistas, livros, artigos, monografias e profissionais desta área onde enfatizam o tema aqui exposto, arte digital.
3 - A ARTE DIGITAL E SUAS MANIPULAÇÕES
Arte digital ou arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Tem o objetivo de dar vida virtual às coisas e mostrar que a arte não é feita só à mão.
Computação gráfica é matemática e arte. É uma ferramenta de concepção de arte,