Pinoquio as Avessas
‘’Educação’’, uma palavra tão simples, porém com variadas vertentes, e uma pergunta em si: Onde aprendemos ‘’tudo’’, ou ‘’quase tudo’’? Para alguns filósofos como Georges Snyders (1917-2011), o conhecimento só é adquirido oficialmente através da escola (instituição), em que o ensino será transmitido adequadamente por um professor visando uma abordagem tradicional que é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os objetivos a serem alcançados são pré-estabelecidos. Porém, há sempre uma visão divergente, e uma delas é defendida pelo Psicólogo Carl Ransom Rogers (1902-1987), possuindo este uma visão Humanista, defendendo que o individuo não possui o conhecimento (essencial) apenas quando ingressa na escola, mas sim visando que o ser humano é um ‘’arquiteto de si mesmo’’, centrando na sua personalidade, ‘’noção’’ de mundo (experiências) e cultura, uma vez que temos uma tendência atualizante: ‘’nunca somos os mesmos e ‘’isso’’ nunca tem fim’’.
Baseado nestes aspectos, encontramos um autor atual que engloba essa critíca criando ‘’Pinóquio às Avessas’’ uma versão recontada por Rubem Alves, a história do boneco de madeira (Pinóquio) que ao final da trama ‘’vir menino de verdade’’, ganha novos contornos, gerando assim uma estória não somente para crianças, mas sim (essencialmente) para educadores, profissionais e sem sombra de dúvidas adultos em geral. Uma vez que o livro trás uma crítica sobre os devidos ensinamentos escolares, e se eles estão - ou não -, interferindo drasticamente no futuro das crianças.
2 Característica Gerais – Abordagem Tradicional
A abordagem tradicional é marcada pelo ensino rigoroso na qual os padrões são muito respeitados e fundamenta-se em práticas educativas e sua difusão ao longo dos anos.
O ensino é centrado no professor, figura indispensável para a transmissão de conhecimentos, considerado como ‘’detentor do saber’’. O aluno é apenas um receptor que executa as determinações que lhe