Pinheiro Manso
Índice
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=55&cid=3681&bl=1&viewall=true
http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com/2009/01/pinheiro-manso-pinus-pinea.html
http://arvoresdeportugal.free.fr/IndexArborium/Pinheiro_manso/Pinheiro_manso_Pinus_pinea.htm#
http://www.florestar.net/pinheiro-manso/pinheiro-manso.html
Introdução
Caracterização botânica
O Pinheiro Manso (Pinus pinea L.) é uma gimnospérmica, da família das Pináceas, a mesma família dos abetos e larícios, sub-família das Pinóideas e género Pinus a que pertencem os outros pinheiros.
Características gerais e morfológicas
Árvore resinosa de porte mediano até 25 m de altura. Possui copa densa, ampla, arredondada em forma de guarda-sol nos indivíduos adultos e esférica nos sujeitos jovens, muito característica da paisagem mediterrânea com alto fuste direito ou levemente flexuoso e robusto. Tronco coberto por casca espessa, castanho-avermelhada, depois acinzentada e profundamente fendida com a idade. Pernadas grossas viradas para cima; ramos em ângulo agudo, e raminhos curvos, de um tom cinzento-esverdeado-pálido. Ramificação densa verde intenso.
Folhas
Folhas persistentes, em forma de agulhas - aciculares - contendo canais resiníferos marginais, agrupadas aos pares com 10 a 18 cm de comprimento e 1.5-2 mm de largura, ligeiramente torcidas, agudas, encurvadas em goteira, flexíveis, luzidias, de cor verde-acinzentadas. Persistem três a quatro anos.
Flores
Floração monoica. Flores masculinas dispostas em inflorescências amarelas com forma de espiga na base dos raminhos do ano; flores femininas, verdes, erguidas sobre curto pedúnculo, dispostas em inflorescências na extremidade do rebento anual.
A floração ocorre de Março a Maio, enquanto que a maturação das pinhas dá-se três anos mais tarde.
Frutos
As pinhas, são grandes de forma ovoide, subglobosas com 7-13 x 7-10 cm, de base plana, subsésseis, primeiro