Pinacoteca
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Em 1896, no terreno junto ao Jardim da Luz, o Liceu de Artes e Ofícios (criado em 1882), começou a construção
“nunca concluída” de uma sede própria. Projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de
Azevedo, de proporções monumentais e linhas neorrenascentistas, com três pavimentos; o edifício foi organizado em torno de dois pátios internos.
No mesmo edifício se instalaram a Pinacoteca do Estado, fundada em 1905 pelo governo do estado de São Paulo; e, até a década de 1980, a Escola de Belas Artes. Atualmente é ocupado apenas pela Pinacoteca do Estado.
A Pinacoteca do Estado é o mais antigo museu de arte de São Paulo, regulamentado museu público estadual desde
1911; seu acervo de obras acadêmicas começou a se diversificar na década de 1970 e foi valorizado nos anos de
1990, por meio de um projeto museológico renovador que exigiu também a adaptação do edifício. Projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, os objetivos primordiais da obra foram:
•
Adequar o edifício às necessidades técnicas e funcionais ,adequando os espaços internos , para ampliar o acervo, recepção de exposições temporárias e dotação do prédio de toda a infra estrutura necessária paulatinamente degradava as robustas paredes em alvenaria de tijolos de barro; a complicada distribuição das áreas de exposições espalhadas por inúmeras salas e estruturada a partir dos vazios internos conformados por uma rotunda central em forma octogonal e dois pátios laterais e, ainda, o plano de acesso, comprometido pelas transformações urbanas ocorridas nas áreas entorno do edifício.
A intervenção reposicionou a entrada principal do edifício: antes era perpendicular à Avenida Tiradentes, onde se destacava a escadaria hoje oculta, e passou a ser pela Praça da Luz. Na mesma oportunidade, a Pinacoteca se integrou ao Jardim da Luz, estendendo para o ar livre sua exposição de esculturas. O acervo original da