Pinacoteca
As pinacotecas costumam conter quadros de pintores nacionais e internacionais, mas geralmente o acervo permanente é focado na arte nacional ou característica artística da região. Costuma também abrigar exposições temporárias, e às vezes a obra de artistas de renome internacional.
No Brasil destaca-se a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que abriga um rico acervo de obras acadêmicas e do Modernismo brasileiro, além do escultor francês Auguste Rodin. A Pinacoteca costuma também sediar exposições de artistas internacionais e por esses motivos se distingue como uma das principais instituições artísticas do Brasil.
A pinacoteca não apenas expõe artistas nacionais e internacionais, como também atraem turistas para apreciação dos quadros
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil.2 Ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro de São Paulo, projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911.
Após a reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha na década de 1990, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo uma ativa produção bibliográfica.2 A Pinacoteca também administra o espaço denominado Estação Pinacoteca, instalado no antigo edifício do DOPS, no Bom Retiro, onde mantém exposições de longa e curta duração e o centro de documentação da instituição.
A Pinacoteca do Estado abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a