PIN I
O termo Empreendedor é aquele que identifica uma oportunidade e cria um negócio para aproveitá-la, assumindo riscos que qualquer atividade empresarial oferece. O conceito de empreendedor pode estar ligado a três comportamentos humanos que são: tomar iniciativa, transformar recursos e situações para proveito prático e aceitar o risco ou fracasso.
As palavras de precisão acadêmica do estudioso Louis Filion (1999) define o empreendedor como “a pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. Pessoa muito criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e metas.”
Para Drucker empreendedorismo é a prática visão de mercado; sua evolução, e ainda:
Trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente.[...Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática. (DRUCKER, 1974.p.25)
É preciso pesquisa de mercado e planejamento para minimizar os riscos de um negócio. Uma grande ferramenta para as pessoas adquirirem conhecimentos teóricos e até mesmo práticos para gerenciamento de um negócio.
Este trabalho busca elaborar a criação de novos produtos e melhorar processos para uma academia de Lutas Marcias, pois observou-se a necessidade de diferenciais para fidelizar o público existente e buscar um novo público, tornando um ambiente mais miscigenado, através de novas modalidades.
1.1 Contextualização do tema e o problema
As Academias estão, cada vez mais, se aperfeiçoando, oferecendo diferenciais para se adequarem às tendências do mercado e as exigências do consumidor. É preciso satisfazer o consumidor ouvindo e atendendo suas expectativas, oferecendo os melhores produtos e serviços. Segundo Kotler e Keller (2006) o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades