Fichamento "A Onda"
Ano: 2008
Direção: Dennis Gansel
O filme é baseado em fatos reais ocorridos na Alemanha e também no livro de mesmo título. Narra a trajetória de um professor de história nada convencional, Burt Ross, o qual era muito ligado ao anarquismo.
Em uma semana temática promovida pela escola o professor acabou por ficar com a responsabilidade de instruir os alunos a respeito do sistema de governo autocrático, apesar de seu desejo inicial ser discutir sobre o anarquismo.
Com o objetivo de atrair a atenção dos alunos e fazê-los entender de fato o objeto de estudo ele propôs uma dinâmica, a criação de um grupo que foi chamado de “A Onda”. Os envolvidos ficaram tão aficionados por aquela união que além de criarem logotipo, vestimenta e saudação próprias, passaram a vandalizar a cidade e discriminar os que eram contrários ou indiferentes ao movimento.
Algumas pessoas notaram a proporção e os rumos para os quais aquela inocente atividade escolar estava se dirigindo e tentaram, de diversas maneiras, pará-la.
Em meio a vários acontecimentos alguns alunos passaram a enxergar a intolerância e o espírito nazista por trás do grupo, todavia, outros se doavam totalmente a ele.
Com o decorrer da história é visível o demasiado envolvimento de um aluno com “A Onda”. Ele tinha Burt como um verdadeiro líder e herói, assim como Hitler era visto na Alemanha nazista. Logo, se entregava totalmente ao sucesso do grupo.
Quando o professor se deu conta no que havia se transformado aquela dinâmica, que a princípio fora uma atividade de sala de aula, tentou parar o movimento, reunindo todos os alunos e mostrando-lhes, de maneira brilhante, o que eles mesmos haviam se tornado. Demonstrou que, diferentemente do que vários alunos pensavam no início, uma nova ditadura na Alemanha não era impossível, inclusive, não era nem tão difícil de ocorrer, já que eles mesmos estavam participando de uma, em menores proporções, sem que percebessem de fato.
No entanto, apesar da