PIM I e II
O ciclo hidrológico refere-se ao movimento natural constante entre as águas encontradas na hidrosfera, e na atmosfera. A água é encontrada em três estados físicos, que são: sólido, líquido e gasoso. A dinâmica hidrológica ocorre em qualquer dos estados físicos da água, através dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento; essa dinâmica é impulsionada pela energia da irradiação solar.
Caminhos das águas
Uma parte da água da chuva se infiltra através dos espaços existentes entre o solo e as rochas, movida pela força gravitacional até não encontrar mais espaço, então começa a se mover horizontalmente em direção as áreas de baixa pressão, formando o lençol freático.
Outra parte da água da chuva escorre na superfície e vai alimentar rios, lagos, riachos, mares e oceanos.
Nas regiões mais frias a água pode se acumular na forma de gelo e ficar imobilizada por milhões de anos. (um dos fenômenos que movimentam essa água congelada é o aquecimento global, que provoca o derretimento das calotas polares, causando elevação dos níveis de águas dos oceanos).
No mais lento de todos os caminhos, o subterrâneo, a água pode passar dias para percorrer poucos metros e caso ela encontre passagem, poderá retornar à superfície por meio de evaporação do solo, por meio de transpiração que consiste na liberação de vapor de água pelas plantas e outra parte através das fontes, juntando-se às águas da superfície ou voltar a infiltra-se.
Em síntese
O ciclo hidrológico é controlado principalmente pela energia do sol que evapora as águas dos oceanos e as transporta como vapor d’água na atmosfera. Quando condensado, esse vapor é precipitado e transformado em chuva e neve, atingindo novamente o solo e no solo percorre os vários caminhos, até reiniciar o ciclo hidrológico.
A água que hoje está em um lençol freático logo mais poderá estar na atmosfera ou mesmo em uma geleira.
Fonte: caderno CBvirtual http://www.brasilescola.com