Pim vi
Projeto Integrado Multidisciplinar VI
Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos
.
PRODESP
Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo
Agradecimentos
Nós alunos da Unip Interativa sempre nos beneficiamos com a presença, atenção e pronto atendimento de nossos tutores Icélida A. P. Willian V. do pólo Itaquàquecetuba, Andréa A., Débora C., Fernanda O. Unip interativa e demais tutores que mesmo via fone ou e-mail sempre nos orientarão na execução deste trabalho.
Particularmente á duas grandes colegas de trabalho, Fátima (Jornalista) e Kaire(T.O.) que nos auxiliaram na questão da formatação.
A todos nossos sinceros agradecimentos.
Histórico
A história da Prodesp se confunde com a própria história do uso da informática no Governo do Estado de São Paulo.
Criada em 24 de julho de 1969, pelo Decreto Estadual nº 137, a empresa iniciou suas atividades em outubro do mesmo ano, em uma sala emprestada no prédio da Secretaria da Fazenda, no centro de São Paulo, com apenas dois funcionários e sem equipamentos.
Do solitário primeiro computador na Ponte Pequena, os recursos tecnológicos da Prodesp evoluíram para 14 grandes computadores e uma rede de tele processamento com cerca de 900 terminais no princípio dos anos 80.
O processo de descentralização teve prosseguimento com a inauguração de novas unidades: Sabesp, Caixa Econômica Estadual, Ribeirão Preto, Junta Comercial e Secretaria da Fazenda.
A democratização da informática, com a popularização dos microcomputadores, impôs novos desafios à empresa, que se transformou para atender às demandas geradas pelo novo modelo tecnológico, e político, já que o País também se democratizava com as eleições diretas para governador.
O parque de equipamentos mais do que duplicou entre 1987 e 1989.
E para acelerar a informatização do Interior, foi criada a Rede Estadual de Processamento de Dados, com Centros Regionais de Informática em Campinas, Bauru, Presidente