Resuo tudo que é sólido se desmancha no ar
1260 palavras
6 páginas
‘’Tudo que é sólido desmancha no ar’’ - Berman Marshall.Para Berman, a modernidade é uma experiência temporal que une os humanos por meio dos acontecimentos que ocorrem nela. Porém, ao mesmo tempo em que une esses humanos, os separa. Pode unir por meio de acontecimentos, mas separá-los por meio de outros, por conta da velocidade em que os mesmos ocorrem.
Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, surgiu a modernidade, e a aceleração das coisas, da vida social à política. A sociedade se acelera como um todo, no entanto, esse processo ocorreu progressivamente. Em seu início, no século 16, as pessoas não se davam conta do processo em que estavam envolvidas, e não havia a noção de uma comunidade com outras nações.
Com a Revolução Francesa, no século 18, já havia um sentimento de revolução e de mudança , que se expande para diversos lugares e atinge novos pensamentos, e no século 19, as pessoas conseguem compreender o fato de viverem em um mundo com aspectos tanto tradicionais quanto modernos.
Um dos portadores do pensamento moderno em seu início é Jean Jacques Rousseau, que relata em suas obras diversos aspectos das transformações sociais, como por exemplo, a migração do campo para as cidades, e o fluxo rápido de pensamentos e valores que entravam em conflito, o moderno e o tradicional, o conservador e o liberal, o compromisso e a diversão, e ao mesmo tempo, uma sensação de estar perdido em meio à tantas mudanças.
Marx fala a respeito da instabilidade oculta na classe proletária,e da contradição da base da vida moderna, em que a evolução e a velocidade , ao invés de trazer benefícios, sobrecarrega e sacrifica a vida de muitos. O pensador estimula a tomada de poder por parte dos operários, considerados também uma invenção da modernidade.
Nietzsche observa outra questão conflituosa na vida moderna. Os valores antes impostos são deixados de lado, e a religião passa a não ter tanto valor. Mas, ao mesmo tempo em que os valores se perdem, ainda há uma