PIM starbucks
Com mais de 19.000 lojas espalhadas em 50 países, a Starbucks é uma das maiores redes de cafeteria do mundo. Veio para o Brasil em dezembro de 2006, que tinha como foco o eixo Rio-São Paulo para cativar o público e consolidar a marca. Agora, os planos são outros.
Agora é foco é migrar para cidades do interior dos estados aonde já foram implantadas as primeiras lojas, como Jundiaí, Sorocaba, Campinas, no interior paulista e Niteroi no Rio, já contam contam com lojas e bom ritmo de venda.
A Starbucks foi inaugurada 1971 e como já dito anteriormente só desembarcou no Brasil em 1971 .Esta demora aconteceu pois a empresa ainda esta se consolidando nos Estados Unidos e em outros países e conforme a empresa ia crescendo e se consolidando foi se tornando apta para acessar outros mercados. Quando a Starbucks foi inaugurada no Brasil teve que ter lojas compatíveis com o consumidor brasileiro.
Desde a Starbucks veio para o Brasil a intenção é sempre abrir mais lojas do que no ano que passou, em 2013 foram 18 lojas abertas e em 2014 não há um numero exato ainda mais espera-se mais de 21 lojas abertas.
Há pretensão de expandir a Starbucks para mais estados do Brasil, mas para isso a empresa ainda precisa se consolidar em mais cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A intenção da Starbucks é crescer em médio porte aqui no Brasil e a empresa esta com um peso relevante neste aspecto. Uma das chaves do sucesso da Starbucks no Brasil é a manutenção da operação sem as chamadas “tropicalizações” da rede. “Quando você vem com uma rede conhecida internacionalmente não dá para adaptar muito. O cliente que teve a experiência do Starbucks fora do País já espera algo parecido aqui”, analisa o diretor geral aqui no Brasil Norman Baines. “Ele ficará frustrado se aqui for diferente.”