PIM 4
Você já se deparou com esta imagem: dentro de uma loja off line ou on line ou num supermercado a procura de um vinho, e na sua frente você só consegue visualizar milhões de rótulos e agora? Você sabe o que quer, mas não conhece todos os rótulos ou você não sabe quais seria a melhor escolha para um determinado momento.
Aprender a pedir ou escolher um vinho é tão simples mas requer uma compreensão sobre os diferentes estilos de vinho.
Tradicionalmente, há duas maneiras de entender vinhos: por variedade (por exemplo, Sauvignon Blanc ou Syrah) ou por região (por exemplo, Rioja ou Bordeaux). Esta é uma abordagem mais precisa, mas não é muito rápida.
Ufaaa, você pode começar a classificar os tipos de vinho pelo estilo que irá tornar o aprendizado sobre as milhares de castas e regiões muito mais fácil. Existem basicamente nove categorias principais que incluem todos os vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e de sobremesa. Os 9 estilos de vinhos
Vinhos tintos encorpados
Vinhos tintos médio corpo
Vinhos tintos leves
Vinhos rosé
Vinhos branco encorpado
Vinhos branco leve
Vinhos doces brancos
Vinhos de sobremesa e fortificados
Espumantes
Vinhos tintos encorpado
Vinhos encorpados normalmente têm mais tanino, mais álcool e sabores de frutas escuras, como groselha negra, jabuticabas e ameixas. Uma vez que estes vinhos têm muito pigmento, eles são mais elevados em antocianina, que tem mostrado benefícios positivos para a saúde cardiovascular. Quanto ao sabor, estes vinhos tem maior intensidade de sabor, são mais complexos na boca. Normalmente, você deverá servi-los em taças de boca mais larga para que os aromas se soltem mais facilmente e o álcool evapore.
Exemplos:
Syrah
Malbec
Monastrell
Cabernet Sauvignon
Montepulciano
Aglianico
Dolcetto
Petite Sirah
Nebiollo
Tempranillo
Nero d’Avola
Sagrantino
Tannat
Temperatura de serviço (temperatura ambiente): 16 a 18ºC
Harmonizações: Churrasco, Mexican Foods,