pim 3
1. Introdução
A globalização estimulou a competição acirrada entre empresas, para a conquista dos mercados internacionais, pois somente as empresas competitivas sobreviverão. Qualquer empresa que produz, quer sejam produtos ou serviços, necessita de um planejamento e controle de seus estoques de produtos ou informações.
As empresas que hoje se preocupam em usar a tecnologia como um instrumento para obtenção de competitividade no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, para tornarem-se empresas de ponta em relação aos seus competidores, para forjar novos relacionamentos com os fornecedores ou mudar radicalmente suas operações internas serão as que sobreviverão neste mercado tão competitivo. A falta de um planejamento tem mostrado que as empresas estão sujeitas a sérios problemas financeiros, e uma administração deficiente pode implicar em queda para uma posição não muito confortável no mercado. A precisão de um planejamento logístico depende fundamentalmente da quantidade de informações disponíveis, seu gerenciamento e veracidade. Os equipamentos, procedimentos e pessoal que geram e administram os fluxos de informações fazem parte do sistema de informações de uma empresa e são responsáveis pelas operações diárias. Essas informações são administradas por muitas pessoas de departamentos diterentes, para facilitar o planejamento e a administração do sistema logístico como um todo.
2. O papel estratégico da informação na organização
O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, nos quais se inserem pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da própria informação. A eficiência na utilização do recurso informação é medida pela relação do custo para obtê-Ia e o valor do benefício do seu uso. Os custos são aqueles envolvidos na coleta, processamento e distribuição. O seu valor também deve ser