kbkjg

2427 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA

QUÍMICA ORGÂNICA E BIOQUÍMICA EXPERIMETAL

SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICO

NOME: TAYNARA RIBEIRO ROCHA
MATRÍCULA: 1015140338

PROFESSOR: GEVERSON FAÇANHA DA SILVA
MANAUS – AMAZONAS
07 DE SETEMBRO DE 2014
2 INTRODUÇÃO A solubilidade de uma substância é uma propriedade física muito importante, na qual se baseiam certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substâncias. A solubilidade é muito empregada em laboratórios, pois são de extrema importância em alguns métodos de extração de produtos e separação de misturas, por exemplo. Também é uma propriedade muito empregada nas indústrias de tintas, perfumes, sabões e detergentes, açúcares e plásticos.
Ela depende de alguns fatores como natureza do soluto e solvente e a temperatura. Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes (à temperatura constante) é necessário se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade decorrente da simples miscibilidade e a solubilidade resultante de uma reação química, por exemplo, uma reação ácido-base. As duas estão inter-relacionadas. A primeira é para determinar os solventes apropriados para: recristalização, análises espectrais e reações químicas. A segunda é usada para identificar os grupos funcionais.
Existem três aspectos que devem ser considerados quando analisamos a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.
• Polaridade:
Os compostos orgânicos em sua maioria são formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio, assim, a atração entre elétrons das moléculas orgânicas é praticamente a mesma. Essa

Relacionados