leucemia
MIANOESTADODOAMAZONAS-MARIADOSOCORROLACERDAGOMES.pdf
Efeitos da doença na família
A rotina de vida da criança e de sua família é transformada por completo pelo advento de uma doença crônica como o cancro.
O cancro é uma doença com implicações afetivas, sociais e cognitivas. Em decorrência do tempo de tratamento e seus efeitos, crianças com cancro podem sofrer restrições passíveis de comprometer o seu desenvolvimento.
. A doença e a iminência de morte quando se trata de um cancro como a leucemia é de difícil aceitação e internalização nas fases iniciais. É um consenso que o stresse causado pela mudança que esta doença proporciona na vida da criança e da sua família interfere na integridade do lar, pois o diagnóstico de uma leucemia mobiliza toda a família que passa a focalizar-se na sua atenção para o tratamento clínico da doença visando preservar a vida e obter a desejada cura. Quando um filho está doente e de uma doença grave, as preocupações são tantas que não há espaço para planejar outras atividades a não ser o combate imediato à doença. Os pais são absorvidos pelas necessidades práticas da doença e necessitam de tempo para reorganizar o seu cotidiano e só a partir daí se voltar para a questão da escolaridade da criança.
A vivência de um filho com cancro, transforma o cotidiano familiar face às mudanças que irão ocorrer por exigência das rotinas hospitalares e das intercorrências naturais da doença e do tratamento, nem sempre é fácil para a criança com cancro e seus pais a manutenção das atividades diárias e da vida escolar, pois a rotina passa a intervir por retornos ambulatórios e hospitalares, os efeitos colaterais das medicações e a presença no corpo das marcas do cancro e a sua terapêutica, tais como: alopecia (queda de cabelo), emagrecimento, palidez, entre outros.
Efeitos da doença