Ficha de leitura
Fossa oceânica: É a região com mais comprimento dos oceanos e também é uma depressão profunda e alongada que se forma abaixo do talude continental.
Rifte: Fissura da superfície terrestre na linha central da dorsal, provocada pelo afastamento de placas litosféricas. É por aí que ascende o material rochoso fundido.
Planície Abissal: É uma área extensa presente nos fundos oceânicos. É uma região suave e plana, geralmente com mais de 4000 m de profundidade; situa-se de um lado e de outro da dorsal. é uma área extensa de fundos oceânicos. Encontra-se entre as margens continentais e as dorsais oceânicas.
Estas regiões são muitas vezes cortadas pelas dorsais oceânicas e podem mostrar ravinas ou montes submarinos.
Plataforma continental: É uma faixa de terra submersa que termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma possui uma extensão de 70 a 90 km e é o prolongamento submerso do continente.
Dorsal: É o nome dado a grandes cadeias montanhosas submersas no oceano.O surgimento das placas e seu consequente afastamento são devidos às correntes convectivas de magma divergentes no manto, que dão origem a riftes. As dorsais submarinas dos oceanos estão conectadas, formando a maior cadeia de montanhas do mundo, com cerca de 65 000 km de extensão. Esta cadeia montanhosa seria vista do espaço, não fossem os oceanos. É diferente das cadeias continentais na composição formada por basaltos isentos de deformação.