Pilhas
Alcalina
A pilha alcalina é composta de um ânodo de zinco imerso em uma solução alcalina no centro da pilha de substâncias bases e de um cátodo de dióxido de manganês compactado envoltos por uma capa de aço niquelado, além de um separador feito de papel e de um isolante de nylon.
A pilha alcalina, ao contrário da Comum, não é ácida, por que ao invés de conter cloreto de amônio, contém uma substância básica, como Hidróxido de Potássio ou Hidróxido de Sódio.
Na pilha alcalina o zinco utilizado é metálico em pó e o recipiente é de ácido lacrado, para evitar o vazamento da pasta cáustica.
A pilha alcalina dura muito mais do que a comum por não conter Cloreto de Amônio, que impede o fluxo de elétrons que vêm do pólo ânodo (zinco).
Reações:
Ânodo: Zn + 2 OH → ZnO + H2O + 2e-
Cátodo: 2 MnO2 + H2O + 2e-→ Mn2O3 + 2 OH
Reação global: Zn +2 MnO2→ ZnO + Mn2O3
Comum
Na pilha comum, o ânodo (pólo negativo) é formado por uma barra de zinco metálico, que é separado das outras substâncias por um papel poroso. O eletrodo positivo (cátodo) é uma barra central de grafita (carbono).
A barra de grafita é coberta por dióxido de manganês (MnO2), além de carvão em pó e uma pasta úmida formada por cloreto de amônio (NH4Cℓ) e cloreto de zinco (ZnCℓ2), ambos substâncias ácidas.
A pilha comum não é recarregável, pois na reação o dióxido de manganês é consumido, e quando completamente usado não ocorre mais reação. O vazamento ocorre quando reações redox causam a ruptura do cilindro de zinco, liberando a pasta corrosiva. Reações
Ânodo: Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2 e-
Cátodo: 2 MnO2(aq) + 2 NH4 1+ (aq) + 2e- → 1 Mn2O3 (s) + 2NH3(g) + 1 H2O(l)
Reação global: Zn (s) + 2 MnO2(aq) + 2 NH4 1+ (aq) → Zn2+ (aq) + 1 Mn2O3 (s) + 2NH3(g)
Pilha de Daniell
A pilha de Daniell é feita através de dois eletrodos interligados, constituídos por um metal imerso em uma solução aquosa de um sal formado pelos cátions desse metal.
O