Pilhas
2 INFOI-2
PILHAS
Talita Luci da Silva
Professor:
Otoniel Carvalho de Braga
Araquari 2014
1 INTRODUÇÃO
Uma pilha ou uma bateria são equipamentos que conseguem transformar energia química em elétrica. A pilha possui apenas dois eletrodos (o positivo e o negativo) em um eletrólito, enquanto as baterias são pilhas ligadas em série. As baterias e pilhas se tornaram indispensáveis para os dias de hoje, cada vez mais os equipamentos necessitam de uma fonte móvel de energia. É muito difícil encontrar alguém que não utilize um celular, relógio ou computador portátil, e com este número crescendo cada vez mais, tornam-se evidentes as limitações destas fontes. Os problemas mais comuns notados pelos usuários destes aparelhos são os curtos períodos de tempo que as baterias mantêm carga, o fato de que as baterias perdem gradualmente a capacidade de recarga e a dificuldade na hora descarte pois possuem materiais nocivos ao meio ambiente. Tendo em vista esta realidade, o que fazer para tornar estes equipamentos mais duráveis? Que materiais utilizar para que os mesmos não agridam tanto o meio ambiente?
2 PILHAS E BATERIAS COMERCIAIS
2.1 Pilha seca comum (pilha de Leclanché)
As pilhas comuns são chamadas de pilhas de Leclanché em homenagem ao seu inventor, o químico francês George Leclanché que a criou em 1866. Também chamada de pilha seca devido ao fato de que até aquele momento só existiam pilhas que usavam soluções aquosas, como a pilha de Daniell. É composta por um envoltório de zinco (Zn) separado das demais espécies químicas que compõem a pilha por meio de um papel poroso. Esse zinco corresponde ao polo negativo da pilha ou ânodo, pois ele se oxida, perdendo dois elétrons, conforme mostra a semirreação abaixo:
Polo Negativo – Ânodo: Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2 e- Possui um polo positivo, o cátodo, que é uma barra de grafita instalada no meio da pilha envolvida por dióxido de