Pilha
Considere um condutor metálico de secção transversal S, sendo percorrido por uma corrente elétrica.
Suponha que, num intervalo de tempo t, pela secção transversal S passe uma quantidade de carga Q, em módulo.
Define-se como intensidade da corrente elétrica i a relação:
A quantidade de carga Q é dada pelo produto do número n de elétrons pela carga do elétron.
Em homenagem ao físico e matemático francês André Marie Ampère (1775-1836), a unidade de corrente elétrica, no SI, é o ampère (A).
Observações:
É importante lembrar que, nos condutores iônicos, tanto os cátions que possuem cargas positivas, como os ânions que possuem cargas negativas, também fazem parte das correntes elétricas. Para poder descobrir o valor total Q, que representa a quantidade de carga elétrica que passa por uma secção transversal de um condutor, em um determinado intervalo de tempo delta t, basta fazer a soma de todos os valores totais das cargas dos cátions e ânions. ddpA diferença de potencial (d.d.p) também denominada de tensão elétrica (V) é uma grandeza física que esta intimamente ligada ao conceito de corrente elétrica,
Todo corpo que está eletrizado, recebeu ou cedeu elétrons. Como a carga de um elétron é representada por (-) o corpo que recebeu elétrons fica carregado negativamente (denominado de íon negativo ou ânion), já o corpo que cedeu elétrons ou perdeu fica carregado positivamente, pois o mesmo tem falta de elétrons, denominado de íon positivo ou cátion. Portanto esse desequilíbrio de cargas entre dois corpos revela que ambos têm um potencial elétrico diferente, ou seja, existe uma diferença de potencial elétrica.
Então consideremos um dispositivo capaz de manter uma diferença de potencial entre dois corpos. Esses “dispositivos” são denominados de geradores, ao qual comumente podemos associar a uma simples pilha.
Pilha
O processo químico de troca de elétrons, conhecido como oxirredução, é responsável pelo funcionamento