Piezoelectricidade
Cerâmicas piezoeléctricas:
Índice
Introdução
Materiais ceramicos
Piezoelectrecidade
Estrutura cristalina
Exemplo de estrutura cristalina do PZT
Funcionamento
APLICAÇÕES De acordo com a patente divulgada pelo Cult of Mac, o teclado usaria piezoeletricidade (cristais que geram corrente elétrica respondendo a pressões mecânicas), respostas hápticas (sensíveis ao toque) e reconhecimento de toque para digitar.
Ele tem o mesmo design a que estamos acostumados, mas não deve ser somente um teclado virtual, como o do iOS. A Apple percebeu que um teclado somente sensível ao toque não funcionaria.
Para solucionar o problema, o produto terá um mecanismo tátil localizado abaixo da superfície de vidro que permitirá que os usuários possam sentir as teclas que estão tocando.
Objectivo
O objetivo deste application note é possibilitar uma visão geral dos materiais piezoelétricos, em especial das cerâmicas piezoelétricas, com o intuito de facilitar a utilização destes materiais comentendimento de suas propriedades e características pelos clientes da ATCP Engenharia Física.
Introdução
A propriedade de um mineral ficar com sua superfície carregada eléctricamente quando é submetido a uma pressão (energia potencial) nos extremos dos seus eixos cristalográficos, ou vice versa, de sofrer pequenas mundanças de volume quando lhe é aplicada uma voltagem elétrica designa-se por Piezoelectricidade.
A piezoeletricidade é então uma maneira de converter-se energia mecânica em energia elétrica, ou vice-versa.
Em qualquer escala de frequência ou potência, o elemento ativo o núcleo na maioria dos transdutores ultra-sônicos é um piezoelétrico,
Os materiais piezoeléctricos podem ser classificados nos seguintes grupos: Cristais de Quartzo, Cristais Hidrossolúveis, Monocristais Piezoeléctricos, Semicondutores Piezoeléctricos, Cerâmicas Piezoeléctricas, Polímeros Piezoeléctricos e Compósitos Piezoeléctricos.
Destes grupos, as Cerâmicas