Pierre bourdieu
Cavalcante, Geverson geversoncavalcante@hotmail.com Resumo: O presente trabalho fará um levantamento da vida e obra do autor na perspectiva breve de apontar os conceitos da terioria bourdiesiana. Pierre Bourdieu (1930–2002), um dos sociólogos do século XX, contribuindo com sua vasta obra escrevendo em diversas áreas, desde estudos de etnologia, a lazer e economia, transitando, contudo, no sistema de ensino, a qual surgiu questões fundamentadas acerca da neutralidade da instituição escolar, colocada como forma de expectativa de ascensão social. Preocupava-se com a situação real da sociedade em que viveu de forma a ser agente transformador da mesma, colocando em foco questões relacionada entre cultura, poder e desigualdades sociais, difundindo do habitus dessa mesma, como influencia nos sistemas de ensino.
Palavras-chave: habitus, sociedade, educação.
Introdução O presente trabalho busca compreender um pouco mais de Pierre Bourdieu, na perspectiva de levantar alguns pontos conceituais de suas idéias pedagógicas que influenciaram nosso país na década de 70, onde Saviani (2008), nos diz que Bourdieu e Passeron (1975), desenvolvem e publicam uma teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica. Assim enfocaremos em Bourdieu e por isso crítico-reprodutivista. Pierre Bourdieu nasceu em 1° de agosto de 1930, em Denguin, no Béarn, região rural do sudoeste da França. Era neto e filho de camponeses, e realizou seus estudos na escola fundamental em uma pequena vila conhecida por seu arcaísmo, entre 1941 – 1947 realizou o ensino médio no Liceu de Pau, uma cidade próxima. Em 1951 – ingressou na Faculdade de Letras em Paris e na Escola Normal Superior, três anos depois se graduou em filosofia.
Convocado para o serviço militar e enviado a Argélia, interessando-se por estudar a sociedade argelina. Em 1960 – 1961 lecionou como assistente na Faculdade de Letras de Paris; entre os anos 1961 - 1964 foi mestre de conferências na Faculdade