PICOLOGIA
ACADÊMICOS
Andréia Alves da Silva RA 366557
Cleiton Ferro de Souza RA 379124
Daniel Henrique Leite Macedo RA 379125
Lillian Gironde Carneiro RA 349887
Linéia Ojeda da Costa RA 378625
HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA
PROFESSOR EAD: LINDOLFO A. MARTELLI
CAMPO GRANDE, 17 DE ABRIL DE 2013.
INTRODUÇÃO
Iremos, nas páginas a seguir, expor o que foi coletado nas breves leituras, pesquisas e discussões. Falaremos sobre o conceito de humilhação social e invisibilidade pública e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana. Dentro deste ensaio, colocaremos a nossa visão acerca do sofrimento psíquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídos principalmente trabalhadores que exercem um trabalho considerado desqualificado.
HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÙBLICA Na psicologia social alguns dos seus temas acontecem sobre problemas intermediários, onde muito não dá para se considerar apenas pelo lado do individuo ou da sociedade, no caso da humilhação social, trata-se de um assunto histórico, que se sempre foi vivenciado e praticado pelos pobres, ou seja, os indivíduos menos favorecidos, e maioria das vezes essa humilhação é o efeito das desigualdades políticas.
“ Esta situação intermediaria situação ambígua da humilhação, fenômeno externo e externo o que nos faz encontrar tanto a Marx quanto Freud, beneficiando –nos do fato essencial de que tanto Marx atento determinações econômicas- quanto Freud- atento às determinações pulsionais- afinal ensinaram- nos a encontrar o homem em situação inter- humana, o homem havendo- se com outros homens mais do que com outros