picnometro
CURSO/TURMA: Farmácia/t20
DATA: DATA: 08/09/2014
NOME: Alana Cavalcante dos Santos
FINALIDADE: Determinar a massa específica e densidade dos soros fisiológico, caseiro e álcool etílico. Em amostras de álcool, determinar o teor de etanol.
SUMÁRIO (Abstract): O Picnômetro. Trata-se de um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o volume do fluido que contenha seja invariável. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada perfurada na forma de um fino tubo longitudinal. Neste experimento ele foi utilizá-lo para medir a densidade relativa (em relação á) de um líquido.
Usando o picnômetro para se medir densidade de líquidos. Sejam:
· m1 a massa do picnômetro vazio,
· m2 a massa do picnômetro cheio com o líquido (etanol) cuja densidade relativa que deseja determinar, e go
· m3 a massa do picnômetro cheio de soro fisiológico.
INTRODUÇÃO: Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois em geral (mas nem sempre) a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e essa menor ainda do que a de sólidos. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.
MÉTODO EXPERIMENTAL: Foi utilizado:
Picnometro
Soro fisiológico e álcool etanol
Balança
Termômetro
Béquer
Papel toalha
Parte experimental: Em um bequer foi acrescentado água destilada e medida a temperatura da mesma com um termômetro. Logo após o picnometro foi pesado (devidamente limpo com um papel) em uma balança. Em seguida foram acrescentados