picnometro
ESCOLA DE AGRONOMIA
LABORATÓRIO I DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE E OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Relatório de aula prática:
Determinação de massa específica e densidade relativa
PROFESSORA: MARIA ÁSSIMA BITTAR GONÇALVES GRADUANDAS: Lara Francielle Freire Carvalho- 113436 Rayanne Marinho Alves- 113452 Stéphanny Barbosa e Silva- 113458
Goiânia, Abril- 2014
Introdução
Algumas propriedades são fundamentais para a análise de um fluido e representam a base para o estudo da mecânica dos fluidos, essas propriedades são específicas para cada tipo de substância. Dentre essas propriedades podem-se citar: a massa específica, o peso específico e o peso específico relativo (RODRIGUES, 2011).
Densidade é a relação entre a massa de uma determina da substância e o volume ocupado por ela. A massa específica pode ser quantificada através da equação (RODRIGUES, 2011):
Onde, é a densidade, m é a massa da substância e v é o volume por ela ocupado. Pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de massa específica é kg/m³ (RODRIGUES, 2011).
A densidade relativa de um material é a relação entre a densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. Onde normalmente para saber a densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão escolhido é a densidade absoluta da água (1,00 g cm-3 a 4 °C), vale também ressaltar que a densidade de um sólido é função da temperatura e do tipo de estrutura (MAZALI, 2009).
A massa específica de certa substância é dada pela subtração do volume da parte oca do volume ocupado pelo objeto (SALES, 2012).
Os conceitos de densidade e massa específica para objetos maciços as vezes se confundem. Mas os objetos ocos ou porosos apresentam diferentes valores para densidade e massa específica, tendo em vista que o volume ocupado pelo objeto não é equivalente ao volume de matéria que o constitui (SALES, 2012). Os líquidos são