Picnometria
PRÁTICA 2 – Medida de Densidade Aparente de Sólidos (Picnometria)
AUTORES:
Felipe Ferreira Gonçalves Alvarez
Éder Alves
Carolina Boaventura
UBERLÂNDIA – MG
Junho/2013
1 – INTRODUÇÃO
O conhecimento de características físicas, químicas e dinâmicas de partículas existentes em diversos equipamentos é de fundamental importância para caracterizar vários aspectos como esfericidade e densidade.
Neste contexto, uma das técnicas utilizadas para a determinação da densidade real ou aparente de uma partícula é a picnometria. Este método mede a densidade aparente de uma partícula a partir de dados da densidade de um fluido padrão inerte e não volátil, sendo a água uma das substâncias mais utilizadas, uma vez que sua densidade é conhecida em várias faixas de temperatura.
Palavras Chave: picnômetro, densidade, temperatura.
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A densidade absoluta é uma propriedade específica de cada substância pura, isto é, cada uma apresenta um valor que a caracteriza e a diferencia de outras substâncias sendo definida como a razão entre a massa e volume. Já a densidade relativa, consiste na razão entre a densidade absoluta de uma substancia e outra considerada como padrão.
A determinação da densidade (ρ), tanto de líquidos quanto de sólidos, pode ser obtida, medindo-se a massa de um líquido ou de um sólido, que ocupa um volume conhecido, empregando-se o método do volume exato, método do picnômetro. Esse método baseia-se no principio de Arquimedes que diz que um corpo imerso em um líquido deslocará um volume de líquido correspondente ao seu volume. A técnica da picnometria consiste na determinação da densidade aparente de materiais sólidos por meio da medição indireta da massa e do volume do sólido em balão volumétrico de fundo chato (picnômetro), utilizando água ou outro líquido. A escolha do líquido deve ser feita de modo que não haja interação com o sólido, evitando, assim, erros de medidas na determinação do sólido avaliado.