relatorio de picnometria
Objetivos:
Determinar a densidade relativa de um sólido Identificar o sólido em análise
Contextualização:
Cada substância é descrita por um conjunto de propriedades físicas, como a densidade relativa, a temperatura de fusão, a temperatura de ebulição, entre outras.
Essas propriedades são também chamadas constantes físicas e permitem, no seu conjunto identificar e reconhecer cada substância, funcionando como o seu “bilhete de identidade”.
Há vários processos para a determinação da densidade relativa de uma substância. Para substâncias sólidas pode recorrer-se à técnica do picnómetro. Os picnómetros são frascos de vidro de pequena capacidade com forma ligeiramente diferente, consoante se pretende determinar a densidade de um sólido não solúvel em água ou de um líquido.
Para aplicarmos a densidade no nosso dia-a-dia, é por exemplo quando um barco de petróleo naufraga e derrama petróleo, consequentemente poderíamos verificar que o petróleo fica à superfície, pois o petróleo tem menor densidade do que a água.
Questão Problema: Como se determina a densidade relativa de um sólido por picnometria?
Material:
Picnómetro de sólidos Substância fornecida Água destilada Esguicho Balança digital Termómetro Papel absorvente Calculadora
Procedimento: Encheu-se um picnómetro de sólidos com água até a marca. Mediu-se a massa do sólido, m A; Secou-se convenientemente o picnómetro e mediu-se a respetiva massa juntamente com o sólido, m B; Introduziu-se o sólido dentro do picnómetro e retirou-se o excesso de água; Secou-se convenientemente o picnómetro e mediu-se a massa do picnómetro com a água e com o sólido, m C; Mediu-se a temperatura da água; Por fim, consultou-se uma tabela de constantes físico-químicas e identificou-se o material constituinte do sólido.
(Paiva, Ferreira, Ventura, Fiolhais, & Fiolhais, 2011)
Leis, Teorias e Conceitos:
A densidade relativa de uma substância é a massa