PIB ATPS
PIB – per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país. O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais demonstra o quanto esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou desenvolvidos.
O PIB per capita é um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país, estado ou região. Para o cálculo do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais.
O PIB per capita é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre pois o POB não considera o nível de desigualdade de rendas das sociedades.
PIB DO BRASIL
De acordo com o boletim Focus, em 2014 o PIB do Brasil, apresentou um crescimento de 2,25% e 2014 deverá cair para 2,28%.
Em 2012, o Brasil caiu para o sétimo lugar das maiores economias do mundo, sendo que a sexta posição passou a ser ocupada pela Grã-Bretanha.
Isto aconteceu porque nos últimos três meses de 2012 a economia só cresceu 0,9%.
Em 2013, a economia brasileira cresceu 0,6%, primeiro trimestre, e no segundo cresceu 1,5%.
PIB PER CAPITA
Este indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região.
Ele indica quanto cada habitante produz em determinado período.
AS MEDIDAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – ÍNDICE DE GINI
O índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Embora comumente utilizado, na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini locacional é um indicador do grau de