Exames para diagn stico de diabetes mellitus
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE MEDICINA DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
Exames para diagnóstico de diabetes mellitus
Belém – Pará
2012
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE MEDICINA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
Exames para diagnóstico de diabetes mellitus
Trabalho apresentado a Universidade do Estado do Pará, como pré-requisito para obtenção do conceito da avaliação da disciplina de Bioquímica, orientado pelo Prof. Dr. Erik Artur.
Belém – Pará
2012
1 - INTRODUÇÃO
O diabetes mellitus (DM) é um grupo de doenças metabólicas heterogêneas, com etiologias diversas, caracterizado por hiperglicemia resultante de deficiente secreção de insulina pelas células β, resistência periférica à ação da insulina, ou ambas. Frequentemente está relacionado com dano, disfunção e insuficiência de vários órgãos, como por exemplo, rins, coração e vasos sanguíneos (FORTI et al, 2009).
Atualmente, é um dos problemas de saúde mais sérios, com altos custos envolvidos no controle e tratamento das complicações. Além disso, a prevalência mundial tem tido um crescimento em proporções epidêmicas. Existem 120 milhões de diabéticos no planeta e estima-se que em 2025 existirão 300 milhões, alcançando a cifra de 5,5% da população adulta mundial (FORTI et al, 2009; SCHMIDT, 2004).
No Brasil, evidenciou-se uma prevalência de aproximadamente 8% entre indivíduos com 30-69 anos de idade, salientando-se, ainda, que a taxa aumenta com a idade, sendo 17,4% na faixa etária de 60-69 anos (FORTI et al, 2009)
A classificação em vigor da DM, de acordo com a American Diabetes Association (ADA), baseia-se na etiologia da doença, e não na sua forma de tratamento. O termo insulinodependente e não insulinodependente foram substituídos por diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 (SAAD,