PIAGET
ERIKA VIVIANE DE OLIVEIRA LOPES
JEAN PIAGET
MACEIÓ, ABRIL DE 2015.
OS ASPECTOS HISTORICOS DE JEAN PIAGET
Piaget é considerado dentre os autores da psicologia, como um dos mais importantes. Suas obras são de tamanha importância, pois, fez diversas delas relacionadas à inteligência, suas obras trabalham com a construção do conhecimento. Inteligência para Piaget é desenvolvida para ele como função e adaptação, organização. Assimilação significa interpretação do mundo, ou seja, quando uma pessoa entra em contato com o meio, com o objeto ela retira desse objeto de conhecimento algumas funções.
Acomodação - significam estruturas mentais (organização), o processo de inteligência sempre vem de assimilação e acomodação.
Equilibracão, ideia de equilíbrio, o sujeito que entra em contato com o novo objeto, ele fica em conflito. Equilíbrio é estabilidade. Abstrações ( empírica e reflexiva), Empírica, informações que retiro do meu objeto de conhecimento, ou seja, quando penso o que posso tirar de informações desse objeto. Reflexiva, informações que eu retiro não do objeto, mais das minhas ações com o objeto. Estágios, desenvolvimento da inteligência. Representa uma logica da inteligência. A inteligência muda de qualidade e dos passos, podem ser divididas de várias maneiras.
Sensório motor (0 a 4 meses)
Pré- operatório (2 a 7 anos)
Operatório (a partir dos 7 anos)- Concreto e formal.
Antigamente se pensava que o bebe não apresentava muita inteligência, só apresentava com a linguagem, essa fase é muito rica, é uma série de conquistas, e prepara esse bebe para falar, ou seja, a criança só começa a falar porque ela construiu um mundo. A inteligência é anterior a fala. É uma inteligência verbal. O período sensório motor também é chamado de inteligência prática, inteligência em ação, esses 2 primeiros anos de vida são essenciais. Quando a criança nasce não tem clareza de objetos, mais ela irá construir o objeto