PIAGET
FACULDADE DE LETRAS
A TEORIA COGNITIVA DE PIEAGET
Nome: Danillo Peralta Rodrigues
Santos – SP
2014
Danillo Peralta Rodrigues
A TEORIA COGNITIVA DE PIAGET
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia do Ensino, no Curso de Letras, Turma: 2º semestre, Universidade Paulista – UNIP. Sob a orientação da Prof.ª Cybelle.
SANTOS – SP
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO 4
2.1. ASSIMILAÇÃO: 4
2.2. ACOMODAÇÃO: 4
3. CONCLUSÃO 9
5. BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
A teoria cognitiva de Piaget ajudou a humanidade a entender melhor como e quando nós começamos a aprender sobre o mundo e ter consciência do que somos e qual é nosso papel como seres pensantes.
Com os estudos de Piaget que veremos a seguir, entenderemos de forma detalhada os estágios de desenvolvimento do ser humano.
2. A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Piaget dedicou-se a descrever a evolução do desenvolvimento cognitivo da criança a partir da observação direta e através do estudo longitudinal da evolução das diversas estratégias que ela utiliza para resolver um problema experimental. A finalidade buscada é a adaptação do indivíduo ao meio. Dois conceitos permitem compreender esse processo de adaptação. São eles:
2.1. ASSIMILAÇÃO: a incorporação de elementos do meio a estrutura do indivíduo.
2.2. ACOMODAÇÃO: as modificações da estrutura do indivíduo em função das modificações do meio.
Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Dividindo em fases ou estágios o desenvolvimento da criança.
Período Sensório-motor (0 a 2 anos): segundo La Taille (2003), Piaget usa a expressão "a passagem do caos ao cosmo" para traduzir o que o estudo sobre a construção do real