Piaget
Assimilação: é uma ação externa, utiliza os esquemas de ação já existentes (classificar, ordenar, relacionar etc.) para compreender novas informações.
Acomodação: É um processo interno, consiste na modificação dos esquemas existentes ou a criação de novos esquemas, para alteração da estrutura cognitiva.
Adaptação: É a incorporação de um elemento do meio exterior aos esquemas de ação do sujeito e a modificação dos esquemas ou estruturas do sujeito em função do objeto que está tentando assimilar por meio do esforço. (SLIDE 8)
Equilibração: É o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, é considerada como um mecanismo autorregulador.
. Quais são os períodos do desenvolvimento de acordo com Piaget?
R: Os períodos do desenvolvimento são:
Sensório-Motor (recém-nascido e o lactante – 0 a 2 anos). Neste período, a criança conquista, por meio da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No recém-nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção, esses reflexos melhoram com o treino. Por volta dos cinco meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos e pegar objetos, aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos. Com 2 anos, a criança evolui de uma atitude passiva em relação ao ambiente e pessoas de seu mundo para uma atitude ativa e participativa.
Pré-Operatório (a 1ª infância – 2 a 7 anos) Também chamado de estagio de inteligência simbólica. A criança começa a desenvolver a linguagem, que trará modificações nos aspectos intelectuais, afetivos e sociais. Nessa fase ela começa a nomear os objetos e raciocinar intuitivamente. É uma fase bastante egocêntrica.
Operatório-Concretos (a infância propriamente dita – 7 a 11 ou 12 anos). A criança começa a formar conceitos como os de número e classes. Possui lógica consistente e habilidade de solucionar problemas concretos. (WIKIPEDIA).