piaget
Suzanni
Nós sabemos que dentro da biologia o indivíduo é influenciado pelo meio, provado por Charles Darwin na sua obra “seleção natural das espécies”, mas Piajet,mostrou que em relação ao desenvolvimento intelectual humano não é só o meio que influencia é a quantidade e a qualidade do meio físico e social.
Jean Piaget (Neuchâtel,1896 - 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século X. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano. Nesse sentido o indivíduo passa por várias etapas de modificação de si próprio, ou seja, tudo o que aprendemos é influenciado por aquilo que já tínhamos aprendido.
Em seus estudos, Piajet buscava unir o lógico e o biológico, como resultado, apresentar uma solução da incógnita formação do pensamento humano. Formado em Biologia, começou a fazer estudos de psicologia do desenvolvimento observando o crescimento dos seus filhos e entrevistando milhares de crianças, logo percebeu que a lógica não é inata, ou seja, é um processo que se desenvolve gradativamente. Por trabalhar com crianças de vários lugares, Piajet percebeu que existem características que são permanentes independentes das culturas, remete a experiência física que diverge das experiências sociais.
Piajet levantou uma hipótese: para criança resolver problemas e consequentemente ser inteligente, ela teria que dispor de certas estruturas cognitivas que a possibilitaria a compreender e resolver esses problemas. Para isso em seu desenvolvimento, ela teria que construir, em cada estagio, estruturas cognitivas mais complexas e mais abrangentes, ou seja, a criança apresentaria um tipo de inteligência diferente do estagio anterior.
Mas como esse tipo de inteligência