Piaget
O desenvolvimento humano na teoria de Piaget
O modelo piagetiano prima pelo rigor cientifico de sua obra, realizada ao longo de 70 anos trazendo contribuições interessantes para a educação, porém curiosamente Piaget não tenha incluído a ideia de formular uma teoria específica de aprendizagem.
As ideias de Piaget contrapõem de duas ideias antagônicas e inconciliáveis: o objetivismo e o subjetivismo, herdadas do dualismo radical de Descartes que propôs a separação estanque entre corpo e alma , e entre físico e psíquico, dessa forma a Psicologia objetivista privilegia o dado externo, afirmando que todo conhecimento provém da experiência, ou seja a primazia do sujeito sobre o objeto.
A teoria preocupa-se me desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o inicio da sua vida até a idade adulta. Ela é um sistema de operações, ou seja , de ações que podem ser mudadas e passiveis de serem compostas entre si. Piaget sustenta que a gênese do conhecimento esta no próprio sujeito, ou seja no pensamento lógico não é inato nem mesmo externo ao organismo, mas construído na interação homem-objeto.
Na sua teoria leva em consideração dois elementos básicos ao desenvolvimento humano, os fatores variante e invariantes. Nos fatores invariantes o indivíduo nasce com estruturas biológicas, sensoriais e neurológicas, que permanecem ao longo da sua vida considera que o indivíduo carrega duas marcar inatas; a tendência natural à organização e adaptação, significa entender que o 'motor' do comportamento é inerente ao ser.
Nos fatores variantes constitui a unidade básica de pensamento e ação estrutural, sendo que um elemento que se transforma no processo de interação visando adaptação do indivíduo real que o circunda, envolvem dois mecanismos que apesar de distintos são indissociáveis a assimilação e acomodação.
A assimilação é a tentativa do indivíduo solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva