piaget
Mário Sérgio Vasconcelos1
Dentre os pesquisadores que estudaram o desenvolvimento infantil, foi Jean Piaget quem mais chamou a atenção dos educadores brasileiros, por sua ênfase dada ao estudo do processo de construção do conhecimento. Interessam muito aos professores, concepções baseadas em uma proposta teórica que descreve a evolução das competências intelectuais da criança. Sabendo como a inteligência se desenvolve e como a criança aprende, talvez o educador possa introduzir na situação escolar, práticas que permitam propiciar um ambiente ativo de educação, voltado para as necessidades da própria criança.
Temos que lembrar, no entanto, que Piaget foi um psicólogo que nunca pretendeu construir um método pedagógico ou cartilha para professores. Porém, de sua teoria, podemos retirar princípios do desenvolvimento humano, que, sem dúvida, permitem uma orientação adequada à prática do educador.
Convém, então, recordar um pouco o trajeto desse pesquisador.
O trabalho central de Jean Piaget
Jean Piaget nasceu na Suíça, em 9 de agosto de 1896 e morreu em 16 de setembro de 1980. Desde muito cedo se dedicou às ciências. A primeira etapa de sua vida intelectual é aquela em que, como biólogo, fazia pesquisa com moluscos e temas zoológicos afins. Em seguida, consagrou-se à Filosofia e dedicou-se aos estudos de Lógica, Matemática e Epistemologia (o estudo do conhecimento). No entanto, a Epistemologia continuou sendo seu principal foco de interesse. Para analisar as relações entre conhecimento e vida orgânica, recorreu à Psicologia. Iniciou suas próprias pesquisas em Psicologia, tendo, como principal preocupação, explicar, como o ser humano chega ao conhecimento, isto é, como o ser humano consegue organizar, estruturar e explicar o mundo em que vive. Foi a partir destas preocupações que chegou a uma teoria do desenvolvimento do pensamento e da inteligência.
Para Piaget, o pensamento se estrutura por estágios, a partir da