piaget
1. Descrição do método utilizado por Piaget para seus estudos.
Na busca por uma explicação científica da existência psicológica do homem, Piaget procura estabelecer um nexo lógico entre a psicologia e a biologia. A partir disto, ele desenvolve uma metodologia própria de pesquisa que agrega um conjunto de técnicas de investigação, são elas: a observação do comportamento espontâneo da criança, a observação do comportamento provocado por uma situação experimental e o diálogo estabelecido entre o pesquisador e a criança.
2. Concepção de Piaget sobre a origem do conhecimento humano.
Para Piaget, o conhecimento não está no sujeito – organismos, tampouco no objeto - meio, mas decorrente das contínuas interações entre os dois. Ele afirma que a inteligência é relacionada com a aquisição de conhecimento à medida que sua função é estruturar as interações sujeito-objeto. Assim, para Piaget, todo pensamento se origina na ação, e para se conhecer a gênese das operações intelectuais é imprescindível a observação da experiência do sujeito com o objeto.
3. Os fundamentos de PIAGET para estabelecer estágios na construção do conhecimento e diferenciação de um estágio para outro.
A cada explicação particular para um certo interesse, há uma integração com a estrutura existente, que, em um primeiro momento, é reconstruída e, em seguida, ultrapassada para uma dimensão mais ampla, acarretando o desenvolvimento mental. Então a partir da integração de sucessivas estruturas, na perspectiva de que cada uma conduz à construção da seguinte, Piaget dividiu esse desenvolvimento em 3 estágios:
1- A ordem de sucessão é constante, embora as idades médias que as caracterizam possam variar de um indivíduo para outro, conforme o grau de inteligência, ou de um meio social a outro.
2- Cada estágio é caracterizado por uma