piaget
Como principal representante da psicologia da aprendizagem, centralizava suas ideias nas investigações cognitivas. Defendia que a ideia de conhecimento não existia; Aquilo a que se da este nome é um conjunto de capacidade intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais global.
Seu objetivo era estudar a evolução do pensamento da infância até a adolescencia, procurando entender os mecanismos mentais que o individuo utilizava para captar o mundo. Com suas pesquisas conseguiu desenvolver muitas investigações, assim criando base do Construtivismo, onde os resultados acabaram sendo utilizados por psicólogos. Que receberam e recebem por sua vez diversas interpretações e consequentes propostas didáticas.
Para Piaget as crianças eram como um ser dinâmico que interage com a realidade a todo momento.Segundo sua teoria denominada “Epistemologia Genética“ a partir do seu nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento sendo eles :
Sensório-motor (rescém-nascido e lactante) onde nesse período a criança conquista através percepção e dos movimentos, todos o universo que a cerca.
Período pré-operatório (a 1ª infância – 2 a 7 anos) neste período é o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que ira acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança.
Período das operações concretas (a infância propriamente dita de 7 a 11 ou 12 anos) o desenvolvimento mental caracterizado no período anterior pelo egocentrismo intelectual e social, é superado neste período pelo inicio da constituição lógica, isto é a capacidade da criança estabelecer relações que permita coordenação de ponto de vista diferentes. Assim a capacidade de reflexão exercida a partir de situações concretas.
Período das informações formais (a adolescência -11 ou 12 em diante ) neste período, ocorre a passagem do pensamento formal abstrato, isto é , o adolescente realiza as operações no