Piaget
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Sara B. dos Santos Costa RA:7527571388
Paula Cristina Nunes RA: 7307548202
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, Professora Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e sob orientação da tutora à distância Magali Aparecida Couto Vieira.
TAUBATÉ
2013
Quem foi Sigmund Freud, e suas contribuições para a Educação
Sigmund Freud nasceu no dia 06/05/1856, em Freiberg, atual Pribor, na República Tcheca; e, faleceu, no dia 23/09/1939,em Londres, no Reino Unido;o qual, foi o criador da psicanálise.
Freud investigava o surgimento das preocupações que a criança possui; e, para ele, as primeiras investigações foram as sexuais, as quais serviam como meio de situar a criança no mundo. Além disso, ele defendia que as dúvidas das crianças estavam ligadas às relações paternas. No que se refere à educação, ele comparou a transferência que ocorre no sonho com a que ocorre em relação ao analista e ao professor; onde, essas transferências ocorrem no inconsciente, fazendo com que o aluno não possa saber dela, e menos ainda, saber como ela realiza individualmente.
O Psicanalista Freud não publicou nada relacionado ao tema aprendizagem; suas preocupações estavam voltadas aos problemas clínicos e não a questão especificamente da educação. Seu principal objetivo era o de tratar as neuroses que afetavam as pessoas; mas, após muitos trabalhos, descobriu que podia apenas amenizá-las, livrando o indivíduo dos sintomas.
Anna Freud tentou mostrar aos educadores uma concepção de como Freud tratava o desenvolvimento da criança e por isso focou o viés da aprendizagem, ou seja, o que possibilita o aprendizado de uma criança. O que alguém seja um desejador do saber? Por que uma criança questiona tanto, ou seja, o que ela deseja em sua busca?
Freud investigou o