Piaget
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus Universitário de Cáceres
Departamento de Educação Física
Biomecânica e Cinesiologia
CÁCERES-MT
23-06-12
Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Campus Universitário de Cáceres
Departamento de Educação Física
A substituição da articulação do ombro e a lesão do manguito rotador
Docente: Joaquim Miguel Neto
Discentes: Fábio Kohler de Carvalho
CÁCERES-MT
23-06-12
Introdução
O ombro é um componente da estrutura superior complexo, em virtude de suas composições que são ossos, músculos, ligamentos, tendões, articulações, inervações musculares, além de possuir uma imensa variedade de movimentos. Movimentos estes que podem ser flexão, extensão, rotação para cima e para baixo, rotação interna e externa.
Em virtude da imensa variedade de movimentos o ombro pode apresentar algumas lesões, estas comuns tanto em pessoas jovens quanto em idosos e mesmo em atletas pode ocorrer essas lesões.
Algumas das lesões que o ombro apresenta são à lesão do manguito rotador, lesões do nervo axilar causada principalmente em atletas, lesão da artrose glenoumeral, lesão do tendão do bíceps, a artrite do ombro, bursite, tendinite, enfim, são várias, porém o presente trabalho tem a função de apresentar somente a lesão do manguito rotador, além da substituição da articulação do ombro.
O manguito rotador é formado por um grupo de músculos que envolvem a cabeça do úmero, sendo eles: o supra-espinhal, o infra-espinhal, o subescapular e o redondo menor. Duas das principais causas ocorrem no estreito espaço entre os ossos do ombro. A irritação desta área pode levar a síndrome do impacto ou lesão dos tendões, conhecidos popularmente