Piaget
Professora: Graça
Aluna: Cleonice dos Santos Ferreira
Psicologia da Educação
Capítulo 2
Uma teoria biológica do conhecimento Este capítulo apresenta o conceito de conhecimento ao afirmar que o mesmo é uma relação evolutiva entre a criança e o seu meio. Assim como os caramujos de Piaget reconstruíram o seu formato para sobreviver em ambiente hostil, a criança reconstrói suas ações e ideias em relações as novas experiências ambientais adaptando-se aos novos adultos. (P.22) Adaptação é afirmada por Piaget, como sendo um processo contínuo com características hereditárias que interage de forma dinâmica com o ambiente. Sua maior contribuição nesta análise e como o conhecimento humano se desenvolve para além das características hereditárias através de um processo de auto regulação baseado no feedback. Nesse sentido, a adaptação é a essência do funcionamento intelectual. (P.23). Organização envolve a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes (P.23). Assimilação consiste no esforço em que a criança acomoda os sons que houve e os transforma em fala compreensível. Equilíbrio é um processo auto-regulador contínuo. Piaget concebe este processo como sendo o mecanismo de crescimento e aprendizagem no desenvolvimento cognitivo.
Capítulo 3 e 4
Os primórdios e a visão geral da inteligência ‘’ O ponto importante não é as crianças exibirem certas estruturas em idades específicas, mas sim que os estágios do desenvolvimento evoluem em sequência ampla e contínua “ (P.30). Desenvolvimento Mental é uma construção infinita comparado a um edifício grande que a cada acréscimo fica mais sólido.
Egocentrismo quer dizer que as crianças não têm consciência das coisas só delas mesmos
Sensório motor é denominado com sendo o período de aprendizado da criança desde o nascimento até dois anos. Período Pré operacional é o chamado em que os conceitos das crianças ainda