Piaget 1º Periodo
Índice
Conteúdo
Introdução
O trabalho foi desenvolvido no âmbito da Disciplina de Área de Integração, nele falo sobre o primeiro estádio de Jean Piaget que é denominado de Período sensório-motor dos0aos 2anos.
O ser humano tem uma capacidade cognitiva única no mundo. É ela que nos distingue dos outros animais, que nos faz perceber essa distinção, que nos dota da capacidade de comunicação. Mas como adquirimos essa inteligência? Como desenvolvemos essa inteligência, que desde bebés nos faz distintos dos outros animais racionais? É sabido que os primeiros anos de vida são fundamentais no desenvolvimento do ser humano. Essa concepção iniciou cientificamente apenas no começo do século XX, com os estudos da criança e do comportamento infantil. Desde então, vem-se estabelecendo uma série de pesquisas sobre diferentes aspectos da vida psíquica da criança, do seu desenvolvimento e da concepção de inteligência (e da formação dessa inteligência) na criança.
O desenvolvimento cognitivo ou teoria cognitiva pressupõe que o ser humano é uma estrutura dinâmica que se constrói ao longo do tempo, passando por fases de desenvolvimento diferentes.
A inteligência é, então, resultado de um processo de adaptação, no qual interagem as estruturas mentais e a influência do mundo exterior. Piaget defende uma posição interaccionista, isto é, o sujeito desempenha um papel activo no processo de conhecer, ou seja, é um elemento decisivo nas mudanças que ocorrem nas estruturas do conhecimento, da inteligência.
Período sensório-motor
Das principais aquisições do período sensório-motor destaca-se a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo. O bebé explora-o, percebe as suas diversas partes, experimenta emoções diferentes, formando a base do seu autoconceito. Ao longo desta etapa, a criança irá elaborar a sua