eua e urss
As reações imediatas e involuntárias que ocorrem como respostas a um estímulo chamam-se atos reflexos. Estes atos manifestam-se da mesma maneira em todos os indivíduos pertencentes à mesma espécie. (exemplo do fogão(queimadura)/choque)
2) Conhecer a estrutura funcional do córtex cerebral: hemisférios direito e esquerdo.
O cérebro é dividido em duas metades chamadas hemisférios. O hemisfério esquerdo controla a metade direita do corpo e vice-versa, em razão de um cruzamento de fibras nervosas no bulbo. Ainda que os hemisférios direito e esquerdo pareçam ser uma imagem em espelho um do outro, existe uma importante distinção funcional entre eles. Na maioria das pessoas, por exemplo, as áreas que controlam a fala estão localizadas no hemisfério esquerdo, enquanto áreas que governam percepções espaciais residem no hemisfério direito.
3) Compreender as funções das áreas sensoriais, psicossensoriais e pré-frontais
Áreas sensoriais (primárias ou de projecção) – recebem e emitem informações sensoriais (visuais, auditivas, dor, frio, calor) e motoras (ordens para os músculos efectuarem os movimentos).
Áreas psicossensoriais (secundárias ou de associação) – interpretam, coordenam e organizam as informações recebidas pelas áreas sensoriais, relacionando-as com informações da memória.
Áreas pré-frontais estão relacionadas com a memória, permitindo-nos relembrar o passado, planear o futuro, resolver problemas, antecipar acontecimentos, etc...
4) Relacionar a especificidade do comportamento humano com a complexidade do córtex cerebral
5) Compreender os contributos de R. Descartes, F. Gall e A. Damásio para a compreensão do funcionamento do cérebro
6) Explicar a unidade funcional do cérebro.
A localização e especialização das funções cerebrais tem os seus limites. As áreas cerebrais especialmente responsáveis por certas funções fazem parte de um sistema, de uma unidade interactiva:
Não funcionam de forma absolutamente independente umas