PI Pr Projeto Finalizado
ANDERSON JOSÉ DO NASCIMENTO
MATHEUS JOSÉ RANGEL ODONI
MÁRCIO SILVA PEREIRA
JÉSSICA LIMA DA SILVA
WILLYAM DE OLIVEIRA GONÇALVES
MANUSEIO E REAPROVEITAMENTO DE EMBALAGENS DOS AGROTÓXICOS E A RELAÇÃO DESSE PROCESSO COM A QUESTÃO DO IMPACTO AMBIENTAL
Pré-Projeto apresentado ao Prof. Ricardo Reiff, como componente curricular avaliativo da disciplina de Projeto Integrador 1 do curso de Tecnologia em Logística.
Orientador: Ricardo Reiff
____________________________
Santos – SP
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 3
1.1. Contextualização 4
1.2. Problema de Pesquisa 4
1.3. Hipóteses 4
1.4. Relevância 5
2. OBJETIVOS 6
2.1. Geral 6
2.2. Específicos 6
3. ABORDAGEM METODOLÓGICA 7
4. CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
A produção primária de bens de consumo para o homem é proveniente do ramo agrícola e pecuarista. O recurso utilizado para redução de perdas nesse tipo de sistema de produção são os agrotóxicos.
Com uma demanda no planeta cada vez maior a ser atendida, exige-se um incremento no rendimento das atividades por parte dos empresários da área, havendo, proporcionalmente, um aumento no volume de utilização de elementos inibidores de pragas.
Segundo Rigotto (2011, p.48) “O Brasil é o pais que mais consumiu estes produtos no mundoem 2008, ultrapassando sua própria marca em 2009.”
O descarte correto de receptáculos já desfrutados depende de uma ação conjunta envolvendo os responsáveis pela fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento desse material, e é primordial para tornar mínimo o risco de contaminação humana por contato com substâncias residuais de recipientes já utilizados.
As embalagens vazias de agrotóxicos são com certas frequências