PI DE OUTSOURCING
GESTÃO E GOVERNANÇA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU
JADER GÊNOVA BIGHETI
OUTSOURCING DE ERP
MARÍLIA SP
OUTUBRO 2014
OUTSOURCING DE ERP
Planejamento de aquisição de módulo
Do ERP para atender as áreas de Recursos
Humanos e Departamento Pessoal
MARILIA
OUTUBRO 2014
Sumário
INTRODUÇÃO 4
O PROJETO 4
OBJETIVO DO PROJETO 5
PREMISSAS 5
RESTRIÇÕES 5
REQUISITOS E CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO 5
ENTREGAS 6
ESTRATEGIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO PROJETO (MÉTODO XP) 6
CONCLUSÃO 6
1. INTRODUÇÃO
Ao abordar o tema terceirização de partes de serviços prestados internamente pela empresa pretende-se evidenciar a necessidade de um posicionamento estratégico arrojado, focado no “core business”, ou seja, o foco da empresa se mantém em suas áreas centrais, e as áreas de suporte que não apresentem determinada relevância na estratégia de sua vantagem competitiva tendem a ser repassadas a prestadores de serviços terceirizados.
Desta maneira, apresenta-se neste projeto a terceirização dos módulos de Gestão de RH e Departamento Pessoal através da aquisição de um sistema de terceiro, para atender as necessidades da empresa.
2. OBJETIVO DO OUTSOURCING
Ao definir a terceirização desses módulos do sistema, levou-se em consideração a singularidade dos processos abrangentes dessas áreas.
A gestão de RH e Departamento Pessoal, como parte do ERP, conta com ferramentas e indicadores amplamente discutidos, quase que de maneira pública, o que nos leva a um cenário de vantagem competitiva quase nula, considerando as ferramentas abrangentes no sistema. O foco do sistema de gestão de RH deve prover informações que serão transformadas em material estratégico. Porém o seu sistema de gestão em si cumpre uma função burocrática, que enquadra-se no perfil de serviço a ser terceirizado.
3. PASSOS PARA O OUTSOURCING
3.1 ALINHAMENTO ESTRATEGICO
3.2 SELEÇÃO DE FORNECEDORES
3.3 GERENCIAR PARTES