PHAEOPHYTA
IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
Alimentação
Algas da espécie Laminaria japonica (phaeophyta), popularmente conhecidas como Kombu, são utilizadas no preparo de carnes, peixes e sopas.
Muitas algas marinhas têm sido utilizadas para a produção de ração para animais.
Ficocolóides
Os ficocolóides são polissacarídeos coloidais extraídos de algas. Em soluções aquosas essas substâncias se comportam como gel.
Os alginatos são utilizados como emulsificantes, estabilizantes e gelificante. São utilizados em tintas para tecidos e produção de espuma de cerveja.
Os carragenanos são substâncias encontradas na parede celular de algumas algas vermelhas. São utilizados na industria farmacêutica, alimentícia e cosmética.
O ágar é encontrado em algas vermelhas e é um poderoso gel. É utilizado na produção de meios de cultura. Através dele também se produz a agarose.
Fertilizantes
As algas têm sido utilizadas como fertilizantes graças às suas concentrações de nitrogênio e potássio. Servem também para a correção do pH do solo.
Por apresentarem grande bainha de mucilagem, algumas algas atuam diminuindo a compactação do solo e na aglomeração de solos arenosos. Outras, promovem a fixação do nitrogênio do meio (enriquecendo o solo), controlam o pH, e podem se tornar bons fertilizantes de origem animal, por acumular além do nitrogênio, o potássio, mesmo sendo pobre em fósforo. Uma das algas mais utilizadas nesse meio, são as coralinas (principalmente as Lithothamnion e Lithophyllum), usadas no lugar de calcário, e reduzindo a acidez do solo.
Medicina
Algumas algas possuem beta-caroteno, que é utilizado como complemento alimentar.
Várias algas sãs utilizadas como medicamento, por exemplo, a Laminaria, que cura o bócio. utilizadas como antibióticos, vermífugos, anestésicos, no controle de hipertensão, na diarréia; tosse e asma (como constituintes de xaropes) ; artrite; doenças venéreas; problemas de estômago, intestino; na ativação do sistema imunológico, na redução do