algas
- Filo Bacillariophyta. Abriga as diatomáceas; encontradas predominantemente em ambiente marinho, mas também habitando lagos de água doce. Elas possuem clorofila a e c e carotenoides. Além disso, armazenam óleos e sua parede celular contém dióxido de silício, formando uma carapaça: a frústula. Graças aos óleos que armazenam, podem flutuar. A coloração desses organismos varia entre o dourado e o marrom.
- Filo Chlorophyta. Abriga as algas verdes, também chamadas de clorofíceas; encontradas em ambiente aquático e terrestre úmido. Elas podem ser uni ou multicelulares. Além disso, contêm clorofilas a e b, carotenoides e xantofilas; armazenam amido, e sua parede celular contém celulose. A coloração desses organismos varia em diferentes tonalidades de verde.
- Filo Phaeophyta. Abriga as algas pardas, também chamadas de feofíceas; sendo tipicamente de ambiente marinho. Elas são multicelulares, apresentando estruturas que lembram um pouco caules e folhas. Possuem clorofila a e c e carotenoides; e armazenam óleos e uma substância chamada laminarina. A parede celular contém, além de celulose, algina; e algumas espécies podem acumular, em suas paredes, carbonato de cálcio. A coloração desses organismos varia entre o bege e o marrom.
- Filo Rhodophyta. Abriga as algas vermelhas, também chamadas de rodofíceas; sendo a maioria marinha. Elas são multicelulares; possuem clorofila a e d, carotenoides e um pigmento vermelho denominado ficoeritrina; e armazenam amido. Sua parede celular contém