Ph e indicadores
1) Introdução e objetivo
As relações entre as porções de soluto e solvente em uma solução líquida, ou entre porções de soluto e solução, podem ser expressas de diferentes maneiras e não há outra classe de soluções aquosas tão importantes como aquela envolvendo ácidos e bases. Segundo Arrhenius, um ácido é qualquer substância que, quando dissolvida em água pura, aumenta a concentração de íons hidrogênio (H +), enquanto uma base é uma substância que aumenta a concentração de íons hidróxido, OH¯ (aq), quando dissolvida em água pura. Ácidos fortes são aqueles capazes de gerar grande quantidade de íons H + e ácido fracos, aqueles que só conseguem gerar pequenas quantidades. Esse mesmo raciocínio se aplica às bases, de modo que uma base forte é aquela que gera grande quantidade de íons OH¯ e uma base fraca, aquela que só gera pequenas quantidades.
Para facilitar a indicação da acidez de um meio, Sörensen definiu o potencial hidrogeônico, abreviadamente pH, como sendo o cologaritmo da concentração hidrogeniônica em mol/L, ou o logaritmo negativo da concentração de H + ou, ainda, o logaritmo do inverso da concentração H ++:
pH = colog[H +] = - log[H +]
Uma solução neutra é aquela em que o pH = 7; uma solução ácida, a que tem pH menor que 7; e uma alcalina, a que o pH é maior que 7. Numa solução ácida, a concentração dos íons hidrogênio excede a dos íons hidróxido, enquanto que numa solução alcalina, ou básica, a concentração de íons é maior. Muitas substãncias, algumas sintéticas e outras naturais, exibem colorações que dependem da concentração de H + e, poratnto, do pH. Tais substãncias são denominadas indicadores. Aexploração desta característica é o meio mais simples de