pH do solo
CAROLEN PIAZZA
Cuiabá-MT
2013
INTRODUÇÃO:
O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-
Para a classificação temos que: pH acima de 7 soluções básicas pH de 0 a 7 soluções ácidas pH = 7 soluções neutras
Para medir o pH é necessário dois eletrodos, um eletrodo de referência e outro eletrodo de vidro. Fazendo assim com que a medição seja pelo potencial de eletrodo.
O eletrodo de referência tem uma concentração constante, já o eletrodo de vidro tem um bulbo com uma película especial, que faz com que haja uma diferença de concentração entre o bulbo e a solução.
DESENVOLVIMENTO:
Nesta aula prática fizemos a medição de duas soluções, medindo a acidez ativa do complexo argilo-húmico do solo. Na primeira solução contém 25 ml de água destilada e 10cm³ de solo. Na segunda solução contém 25 ml de CaCl2 a 0,01 mol/l e 10 cm³ de solo.
Primeiramente preparamos a solução, com a utilização de uma bureta e um cachimbo volumétrico, colocamos em um béquer de plástico a água destilada e o solo, e em outro béquer de plástico o CaCl2 e o solo, misturamos com um bastão de vidro, e a solução ficou decantando por 30 minutos.
Após os 30 minutos, medimos o pH das duas soluções com um eletrodo combinado, que consiste em dois eletrodos juntos, um de referência e outro de vidro. Utilizamos um voltímetro para medir, mas antes tivemos que calibrar o voltímetro para medir pH, e então tivemos as seguintes medições:
Na solução com água destilada e solo o pH foi de 6,58
Na solução com CaCl2 e solo o pH foi de 5,92
MATERIAIS UTILIZADOS: